Economia: O Que é? Como Funciona? (Economia brasileira)

Certamente você já ouviu falar em economia, afinal somos bombardeados com notícias sobre o assunto desde pequenos. Mas você sabe o que é e como funciona a economia?

Quando falamos em economia talvez venha na sua mente algo relacionado a investimentos, bolsa de valores, taxas de juros, preço do dólar e mais um monte de coisa que a princípio parecem ser super complexas.

Mas a verdade é que economia não precisa ser algo tão complexo, e ela pode sim ser explicada de uma maneira bem simples.

Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar de uma maneira simples o que é economia e como funciona a economia brasileira.

Índice de Conteúdo

O Que é Economia?

o-que-é-economia

A economia é a ciência que estuda como alocar recursos escassos de uma sociedade para obter o maior bem estar possível.

A alocação desses recursos, ou melhor, o modo como eles serão utilizados, depende das políticas públicas e da ação do mercado.

A palavra economia vem do grego, oikonomos, que significa: aquele que administra o lar.

Agora é possível que você esteja se perguntando: o que a economia tem a ver com o lar, não é mesmo?

Acontece que tem tudo a ver.

Pois os desejos das pessoas são ilimitados, mas os recursos da sociedade, nas casas das pessoas, das empresas, dos países, do planeta como um todo, estes sim são limitados (escassos).

Pense em você e na sua família agora. Você possui um salário (ou algum tipo de receita). E por mais que você tem o desejo de comprar diversas coisas diferentes, você não pode comprar todas. É preciso se organizar para saber o que é mais importante comprar para garantir que você e a sua família não passem fome e nem outro tipo de necessidade. E apenas depois de suprir essas necessidades, você vê quais outras coisas é possível adquirir. Como uma televisão melhor, um computador, um carro, etc.

Portanto, para colocar de uma forma resumida, o que é economia?

A economia nada mais é do que o estudo das pessoas e das razões pelas quais elas se comportam do jeito que se comportam.

E a economia estuda como as pessoas decidem usar seus recursos escassos, para tentar satisfazer os seus desejos ilimitados.

Transações na economia

transação-scaled

Antes de entrarmos de fato em como funciona a economia brasileira, existe um outro conceito que é muito importante de entender, as transações.

E para entender as transações existem dois fatores essenciais que precisamos conhecer: o dinheiro e o crédito. Guarde o crédito em mente pois ele será muito importante mais adiante para explicar sobre a economia brasileira.

As transações são feitas a todo momento na economia. Cada transação consiste em um comprador trocando dinheiro, ou crédito, por um produto, serviço ou ativo financeiro.

Quando compramos alguma coisa e pagamos isso em dinheiro (ou no cartão de débito), uma transação é aberta e fechada automaticamente.

Entretanto, quando compramos algo utilizando o crédito, uma transação é aberta e cria um ativo para o vendedor (credor), e um passivo para o devedor. Somente quando o credor recebe seu dinheiro e o passivo do devedor some é que a transação é encerrada.

E as transações com dinheiro e crédito podem variar desde a compra de alguns legumes na feira, até a compra de um automóvel ou um imóvel com valor alto.

Toda a economia é baseada em transações. Portanto, ao entender as transações, é possível entender como funciona a economia.

Um mercado consiste de vários compradores e vendedores fazendo diversas transações a todo momento. E existem diversos mercados também. Mercado de trigo, de milho, de carros, de imóveis, mercado de ações e milhares de outros mercados.

A economia consiste em todas essas transações e em todos esses mercados. Ao somar todo o valor que foi gasto e a quantia de bens vendidos, você tem uma economia.

Como Funciona a Economia do Brasil?

como-funciona-a-economia

Agora que já sabemos o que é economia e o que são transações, vamos entrar no conceito de como funciona a economia, para ser mais específico ainda, como funciona a economia brasileira.

Já vimos como as transações são importantes, afinal de contas são elas que formam uma economia. E atuando nessas transações, existem dois indivíduos muito importantes, o dinheiro e o crédito.

E no Brasil o governo atua diretamente nesses dois indivíduos através do Banco Central, também conhecido como BACEN.

O Banco Central do Brasil tem dois papéis muito importantes na economia brasileira: ele tem o poder de imprimir dinheiro e de controlar as taxas de juros, que influenciam diretamente na quantidade de dinheiro e na oferta de crédito na economia.

Ele controla as taxas de juros através da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. Essa taxa é que influencia em todas as outras taxas de juros do mercado, deixando os empréstimos na economia mais caros ou mais baratos.

Neste vídeo é possível entender melhor o que é a taxa Selic, como ela atua no nosso dia a dia e como o governo manipula a taxa Selic:

Quando a taxa Selic está baixa, significa que está mais barato para pegar empréstimos. Ou seja, as pessoas pegam mais empréstimos para consumir mais.

Como tem mais pessoas consumindo, significa que a demanda por produtos e serviços na economia aumentou. Só que a oferta (a produção) de produtos e serviços não consegue acompanhar a demanda assim tão rápido. Então como a quantidade de pessoas querendo comprar coisas é maior do que a quantidade dessas coisas à venda, o preço delas começa a subir.

Isso é a chamada inflação, que é medida no Brasil pelo indicador chamado de IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Quando a inflação sobe, o BACEN precisa aumentar a taxa Selic. Desse modo, todas as taxas de juros da economia brasileira sobem também. Ou seja, fica mais caro pegar empréstimos.

Assim é ocasionada uma redução no consumo das pessoas, já que agora o crédito está menos acessível.

Como acontece uma redução no consumo, significa que a demanda por produtos e serviços diminui, causando uma redução nos preços e uma queda da inflação, também conhecida como deflação.

Como Medir o Crescimento da Economia?

economia-crescendo

Agora que já sabemos de uma maneira geral como funciona a economia, outro ponto muito importante é: como saber se a economia está crescendo ou não?

A economia de um país é medida pelo PIB (Produto Interno Bruto). O PIB mede basicamente a quantidade de riquezas de um país durante um determinado período.

E tenha em mente que riqueza não é apenas dinheiro. São todos os produtos, serviços e ativos criados. Se um país apenas imprimir mais dinheiro sem que as riquezas deste país aumentem, apenas vai ocasionar inflação.

A economia dos países funciona em ciclos. Existem ciclos de crescimento econômico e ciclos de retração econômica.

Quando um país está na fase de crescimento, onde seu PIB está crescendo, chamamos de período de expansão econômica.

Enquanto que quando o PIB de um país está diminuindo, chamamos de recessão. Se uma recessão se torna muito grave e durante muito tempo, a mesma pode se tornar uma depressão.

Como calcular o PIB de uma economia?

Agora que já sabemos que o PIB é o principal indicador para dizer se a economia de um país está crescendo ou não, é importante saber como é calculado o mesmo. E o cálculo do PIB segue a seguinte fórmula:

PIB

Essa é a fórmula que é usada para calcular o PIB. Não se preocupe, eu não espero que você aprenda a usá-la. Só é importante saber quais são os elementos da fórmula, e também com o governo atua para influenciar cada um desses elementos, que veremos logo adiante.

Outro ponto muito importante a respeito do PIB é o seguinte: o PIB é um indicador que mede quantidade, e não qualidade.

“Como assim?”

Simples, veja bem.

O Brasil é atualmente o oitavo país com o maior PIB do mundo. Se pensarmos somente nisso, significaria que ele é uma potência mundial. Mas como sabemos ele não é. O mesmo é considerado um país emergente. Isso acontece porque, como eu disse, o PIB é um indicador que mede apenas quantidade, e não qualidade.

Como o PIB mede as riquezas de um país, e o Brasil é um país continental, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, é natural que ele produza muitas coisas.

Entretanto isso não significa que essas riquezas estão bem distribuídas e bem administradas. Por isso a importância de olhar outros indicadores também, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Como o governo influencia no PIB do Brasil?

Como eu disse anteriormente, o PIB é o principal indicador para ver como está a economia de um país. E o governo atua diretamente influenciando nos fatores que utilizamos para calcular o PIB.

O primeiro fator que é utilizado para calcular o PIB é o consumo das famílias. Como foi explicado no tópico de como funciona a economia, é muito importante a população continuar consumindo, pois isso faz com que a economia continue girando.

E o governo atua nesse fator através da política de rendas. Do que se trata isso?

Todos os cidadãos e empresas precisam pagar impostos. É assim que o governo arrecada dinheiro. Tenha isso bem claro na sua mente. O governo não produz dinheiro, ele apenas arrecada. E uma das formas que o governo utilizada esse dinheiro para influenciar no consumo das famílias é através da política de rendas.

Desse modo ele cria programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Controle de Salário Mínimo entre diversas outras coisas para literalmente colocar dinheiro na mão das pessoas que mais necessitam, a fim de que elas continue consumindo.

O segundo fator é o investimento das empresas. E o governo atua nesse fator através da taxa de juros do país, a Selic. Na verdade isso até já foi explicado anteriormente.

Veja bem.

É muito importante que novas empresas continuem sendo criadas e que as empresas já existentes continuem crescendo, pois assim elas contratam mais funcionários, ou seja, o desemprego no país diminui. Isso faz com que as pessoas tenham mais dinheiro e continuem consumindo.

E para estimular as empresas a continuarem crescendo, elas precisam de empréstimos mais baratos, ou seja, uma taxa Selic mais baixa. Por isso o governo baixa a taxa Selic, para incentivar as empresas, o que ocasionará todos os outros pontos positivos citados.

O terceiro fator da fórmula do PIB, os gastos do governo, são influenciados através da política fiscal.

Veja bem, o governo arrecada dinheiro, mas também tem gastos. E é muito importante que o governo arrecade mais do que ele gasta. Quando isso acontece, dizemos que o governo teve um superávit nas contas do governo.

Entretanto quando acontece o oposto (governo gasta mais do que arrecada), dizemos que ocorreu um déficit nas contas do governo.

Através da política fiscal o governo toma ações para ajustar seus níveis de gastos.

E por último, as exportações e importações. Exportação se trata de vender produtos para fora do país, e importação se trata de comprar produtos estrangeiros.

A relação entre quanto o Brasil exportou e quanto ele importou em um determinado período é chamado de balança comercial.

O ideal para um país é sempre exportar mais do que importar, pois isso significa que entrou mais dinheiro no país do que saiu. Assim esse saldo da balança comercial é positivo e também vai colaborar para um PIB maior.

O governo influencia na balança comercial através da política cambial, que se trata das ações do governo que influenciam na taxa de câmbio do real com outras moedas, principalmente o dólar.

A princípio ter uma taxa de juros baixa é favorável para o Brasil. Contudo nem sempre isso é verdade. Neste vídeo eu explico quais as consequências negativas de ter uma taxa Selic assim tão baixa no Brasil (2,25% no momento que escrevo este artigo), e também como isso afeta diretamente a taxa de câmbio:

Conclusões

É claro que é possível entrar em mais detalhes sobre a economia, o que ficaria cada vez mais complexo e difícil de entender.

Contudo, o objetivo deste artigo foi tentar apresentar a economia de uma forma simples, para que qualquer pessoa consiga entender como funciona a economia do Brasil.

Entender o que é economia e como ela funciona é muito importante pois, querendo ou não, ela está presente no nosso dia a dia.

E enxergar a economia dessa forma, como foi explicado no artigo, é como enxergar a economia olhando de cima. É o que é chamado de visão sistêmica (enxergar o todo), e isso é muito importante em qualquer área da nossa vida. Pois tendo uma visão sistêmica, é possível entender como tudo está interligado e onde nos encaixamos nesse todo.

Portanto agora me diga: você conseguiu entender tudo o que foi explicado no artigo? Existe alguma coisa a mais que você considera importante na economia e não foi abordado? Deixa aí embaixo nos comentários.

Forte abraço,

Francisco

Sobre o Autor

Francisco Abrunhoza
Francisco Abrunhoza

Criador do site Portal da Riqueza. Investidor e apaixonado por finanças.

    10 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
    Criado por WP RGPD Pro