O Circuit Breaker é um mecanismo de segurança das bolsas de valores. O mesmo é utilizado para congelar as negociações da bolsa quando ocorre uma oscilação muito alta em um mesmo dia.
A bolsa de valores é o ambiente onde são negociadas ações de empresas listadas em bolsa.
Qualquer pessoa com um CPF pode investir na bolsa de valores, para assim se tornar sócio de empresas, ou seja, comprar um pequeno pedaço delas.
Esta é uma forma de negociação na bolsa, o chamado “Buy and Hold”, onde os investidores pensam em se tornar sócio de boas empresas e permanecer com elas para o longo prazo.
Para essa estratégia é preciso olhar para os fundamentos da empresa, a fim de descobrir se a mesma é uma empresa sólida ou não.
Mas também existem outros fatores que influenciam no sobe e desce dos ativos de renda variável, que são as expectativas futuras dos investidores em relação aos ativos negociados.
E as expectativas dos investidores em relação a estes ativos pode variar de forma muito brusca, principalmente devido à notícias do que está acontecendo no mundo.
Se as expectativas das pessoas mudam de forma brusca, pode haver uma grande movimentação de operações de uma só vez na bolsa, fazendo assim ela ter oscilações muito bruscas. É por isso que existe o circuit breaker.
Índice de Conteúdo
O Que é Circuit Breaker?
O circuit breaker é um mecanismo de proteção da bolsa, onde ela congela as negociações durante um determinado tempo quando o seu principal indicador, o Ibovespa oscila muito bruscamente em um único dia.
O Ibovespa, ou Índice Bovespa, é o principal indicador da bolsa de valores. É ele que mede o desempenho médio da bolsa.
Já tem um vídeo publicado no canal do youtube do Portal da Riqueza. Caso você queira entender melhor como funciona esse indicador e como ele é calculado, deixo aqui o convite para assistir o vídeo:
O circuit beaker tem como principal objetivo acalmar a volatilidade em excesso no mercado financeiro. Dessa forma esse mecanismo também acaba protegendo muitos investidores.
Isso acontece pois quando começam a ocorrer oscilações muito bruscas no mercado, quem está ativamente negociando na bolsa tende a utilizar muito mais o lado emocional para fazer suas operações.
E o correto na bolsa de valores é utilizar o lado racional para tomar suas decisões. Portanto ao interromper as negociações o circuit breaker também ajuda a acalmar os nervos das pessoas.
Outra função do circuit breaker é o encerramento das ordens automáticas.
Veja bem.
Além das ordens de negociação que as pessoas colocam na hora, de compra e venda, também é possível programar ordens automáticas, que os mesmos usam como segurança do seu capital.
Por exemplo: um especulador que está negociando na bolsa pode determinar que não deseja perder mais de 10% do seu patrimônio em determinada operação. Então ele coloca uma ordem automática para vender determinado ativo automaticamente caso esse caia mais do que esse patamar no mesmo dia.
Agora imagine isso multiplicado milhares de vezes. Existem milhares de pessoas especulando na bolsa diariamente, cada um com ordens parecidas como essa. Alguns colocam para vender automaticamente a -10%, outros a -12%, outros a -15%.
Ou seja, se o ativo realmente começa a cair muito, isso vira uma bola de neve, pois todas essas ordens automáticas começam a ser ativadas. Assim a bolsa de valores literalmente derrete.
E ao ativar o circuit breaker, todas essas ordens automáticas são canceladas, fazendo com que aconteça um balanceamento nas ordens de compra e venda do mercado.
Como Funciona o Circuit Breaker?
Agora que você já entendeu o que é o circuit breaker e qual a sua função, vamos para o seu funcionamento na prática, ou seja, as regras.
O circuit breaker funciona da seguinte forma:
Queda de 10%
Se o Ibovespa cair 10% em um único dia, é ativado o circuit breaker e as negociações da bolsa são interrompidas por 30 minutos.
Queda de 15%
Depois da pausa de 30 minutos, se retomadas as negociações e a bolsa continuar caindo e atingir um patamar de 15% de queda, as negociações são interrompidas novamente, dessa vez por uma hora.
Queda de 20%
Após a pausa de uma hora, se depois de retomadas as negociações a bolsa continuar caindo e chegar a um patamar de queda de 20% em um único dia, as negociações são interrompidas novamente, dessa vez por tempo indeterminado.
A B3 (bolsa de valores brasileira) é quem ficará responsável por determinar um novo prazo para reabertura do mercado.
Histórico do circuit breaker
O mecanismo circuit breaker foi acionado poucas vezes na história da bolsa de valores brasileira.
Para ser mais exato, antes de março de 2020, o mesmo tinha sido acionado apenas 5 vezes:
Em 1997, devido à crise asiática.
Em 1998, por causa da crise russa.
Em 1999, devido o câmbio flutuante.
Em 2008, devido à crise do subprime nos EUA.
E em 2017, por causa da delação da JBS, momento que ficou conhecido como Joesley Day.
Entretanto, em março de 2020, tivemos novamente novos circuit breakers, desta vez devido à crise ocasionada pelo Coronavírus e pela queda brusca no preço do barril de petróleo.
Não somente foi acionado uma vez, o mesmo foi acionado 6 vezes em apenas duas semanas. Sendo que em um dia específico a bolsa caiu mais de 15%. Chegou a bater 18% de queda em um único dia, quase chegando ao último patamar de 20%, onde teria sido acionado pela terceira vez em um único dia.
Agora que você já sabe o que é o circuit breaker e como funciona esse mecanismo, me fala, o que você acredita que seja o mais correto a fazer em momentos de queda muito brusca na bolsa: comprar mais ativos, com preço mais baixo? Ou vender antes que eles caiam mais?
Deixa a sua resposta aí embaixo nos comentários.
Forte abraço,
Francisco
Eu operei dólar futuro quando teve o Joesley day. Se eu não me enganos foram 3 circuit breaks. Quando ele não podia mais cair, comprei alguns contratos e liquidei horas depois. Foi um ótimo dia aquele para operar comprado.
Olá Portal Educando, tudo bem? Eu não operei nada na bolsa neste dia, mas pelo que pesquisei a queda do dia foi de cerca de 12% do iBovespa. Só imagino hehe. Muitas pessoas perderam dinheiro, mas muitas também ganharam. Faz parte do mercado.