Este não é apenas um blog sobre investimentos. É um blog que tem como objetivo dar mais liberdade às pessoas.
Com certeza no Portal da Riqueza produzimos conteúdos sobre educação financeira e investimentos, pois são conhecimentos muito importantes e que não aprendemos nada (ou praticamente nada) no colégio. Por esse motivo temos uma população altamente endividada, onde pouquíssimas pessoas poupam e investem, e assim são obrigadas a trabalhar em empregos que odeiam por um salário baixo apenas porque precisam pagar as contas. E assim passam as suas vidas apenas trabalhando para pagar contas.
Aqui nós acreditamos que é através do conhecimento que esse cenário pode mudar. Por isso a ideia do Portal da Riqueza é produzir conteúdo para informar às pessoas de que a vida não precisa ser assim. Por isso publicamos conteúdos tanto de educação financeira, quanto de investimentos, de economia, de empreendedorismo, de produtividade, enfim, todo o tipo de conteúdo que possa agregar conhecimentos necessários para que as pessoas possam enxergar o mundo com outros olhos e vejam que elas possuem outras alternativas. Que não precisa seguir exatamente os passos que lhe ensinaram no colégio. E assim ter mais liberdade para tomar decisões com base no que elas realmente querem.
Quem sou eu e de onde veio essa ideia?
Me chamo Francisco Abrunhoza, sou o idealizador do Portal da Riqueza. E caso você esteja se perguntando, não sou economista, nem trabalho no mercado financeiro. Sou engenheiro de produção por formação, que pouco tem a ver com os assuntos que produzimos aqui.
Acontece que quando me formei na faculdade eu estava estagiando em uma multinacional, e com a formação eu fui efetivado lá dentro. E a minha ideia era a mesma da maioria das pessoas: dar duro naquela empresa, para crescer lá dentro (talvez chegar a um cargo de gerente ou diretor), ganhar mais e ter uma qualidade de vida melhor.
Por sorte desde o final da faculdade eu comecei a me interessar pelo assunto de finanças e investimentos. Eu passava horas por dia lendo sobre o assunto (inclusive usava boa parte do horário de almoço para isso). Então desde o meu primeiro salário como funcionário efetivo da empresa, eu defini que ia investir metade dele. E assim foi durante algum tempo.
Até que chegou em um momento que eu vi que não estava mais gostando de trabalhar naquela empresa. Tinha muitas coisas que aconteciam lá que eu não concordava e eu simplesmente não tinha mais aquela vontade de crescer lá e me tornar um gerente ou diretor. Chegou um momento em que eu não suportava mais ir trabalhar.
Novamente “por sorte”, ou não, eu já estava investindo metade do meu salário fazia alguns anos. Então já tinha uma quantia de dinheiro que me permitia ficar sem trabalhar por alguns anos, e assim decidir melhor o que eu gostaria de fazer.
Olhando em volta eu vi que existiam milhares de outras pessoas que passavam pela mesma situação que eu, ou quase a mesma situação. Pois trabalhavam em uma empresa que não gostavam e odiavam ir trabalhar todos os dias. A diferença é que elas não podiam sair desse emprego pois precisavam pagar as contas e não tinham nada de dinheiro guardado. Eu presenciei diversas situações onde as pessoas passavam por problemas sérios relacionados ao estresse, muitas vezes tendo que ir parar no hospital.
Nesse momento eu vi que se as pessoas aprendessem desde cedo a importância de ter conhecimentos sobre economia, educação financeira e investimentos, todos teriam mais liberdade para escolher com mais calma o que fazer da vida, e não teriam que passar por situações como essa. Daí que surgiu o Portal da Riqueza.
Portanto, se você quer adquirir novos conhecimentos que vão lhe proporcionar mais liberdade no longo prazo, conte comigo e seja bem-vindo ao Portal da Riqueza.
Lhe convido também a conhecer o nosso canal no YouTube.